Os pais devem prestar atenção em vários aspectos quando se trata da vida escolar de seus filhos. Aqui estão algumas dicas importantes:
1. Acompanhamento do desenvolvimento: O papel dos pais no acompanhamento escolar de seus filhos deve ser semelhante ao dos auditores. Eles devem garantir que o trabalho seja feito e que as regras de apresentação sejam respeitadas.
2. Monitoramento contínuo: O monitoramento não deve ser restrito apenas aos primeiros anos de escola. A importância da participação da família aumenta à medida que avançam as etapas educacionais.
3. Evitar o “monitoramento monotemático”: É importante que a educação seja equilibrada, levando em consideração muitos outros aspectos essenciais para o crescimento da criança como ser humano, como esportes, lazer e atividades culturais.
4. Não confundir “monitoramento” com “espionagem”: A tentação de rastrear os deveres de casa e as datas dos exames por meio do contato com outros pais nas redes sociais pode ter um efeito contraproducente sobre os jovens.
5. Participação ativa: Os pais devem se envolver ativamente nas atividades dos filhos, valorizando seus trabalhos, motivando, ensinando, discutindo temas, questionando, prestigiando momentos, dando apoio das mais diversas maneiras.
6. Comunicação com a escola: É importante manter o diálogo com professores e com a equipe pedagógica da escola do seu filho.
7. Modelo a seguir: Os pais precisam ter em mente que, de uma forma ou de outra, serão exemplos para os filhos.
8. Incentivo ao aprendizado: Mais do que falar “faça a lição de casa”, é fundamental acompanhar as atividades escolares, fazer perguntas e demonstrar interesse pelo que a criança está aprendendo.
Lembre-se, a participação dos pais na educação dos filhos é fundamental para a formação de valores.